1) Quem está no controle?

Post de abertura do blog. Chamou a atenção para a responsabilidade que o profissional deve ter na condução de seus casos, especialmente em relação ao conhecimento das leis exatas que governam todos os aparelhos ortodônticos. Jamais poderemos esquecer quem está no controle.

2) Expansão fisiológica dos arcos dentários

Foi abordado uma questão bastante discutida, porém ainda mal compreendida, sobre as virtuais vantagens dos braquetes autoligados em relação aos convencionais, no que se refere à expansão fisiológica dos arcos dentários. As evidências, entretanto, demonstram que magnitude de forças liberadas, tipo de movimentação induzida e grau de modelação óssea durante a expansão transversal não dependem do tipo de braquete.

3) Teste a precisão de seu olho clínico: Você é capaz de “ler o arco”?

Demonstramos que a simples “leitura” do arco, ou inspeção visual, representa um método incorreto para a predição dos sistemas de forças gerados por um fio ou arco ortodôntico. Além disso, compartilhamos uma dica clínica confiável para você visualizar imediatamente a presença e o sentido das forças em um sistema de “dois dentes”. Confira aqui o post na íntegra.

4 e 5) Equilíbrio, sua vida clínica depende desse princípio

Um dos temas mais essenciais da biomecânica. Foi abordado em dois posts. Na parte 1, esclarecemos conceitos fundamentais para a compreensão do assunto, tais como equilíbrio estático, forças de ativação e desativação, e a correta interpretação da lei de ação e reação. Na parte 2, explicamos como reconhecer os requisitos necessários para a condição de equilíbrio. Considerando que todos os aparelhos devem obrigatoriamente atender essa condição, o post auxilia o profissional a dar esse primeiro passo para a aplicação racional e efetiva dos princípios biomecânicos na clínica ortodôntica.

6) Uma saudação ao professor Burstone

Diante das dúvidas e incertezas sobre o futuro da especialidade, este post foi um singelo apelo ao estudo, aplicação e divulgação das CERTEZAS que governam nossa prática clínica. Afinal, por que tanta ânsia em se acelerar o movimento dentário, quando em muitos casos não se sabe como e nem para onde esses dentes estão se movimentando?

7) Nosso primeiro Curso Online

Com muita satisfação, anunciamos o nosso curso de Introdução à Biomecânica Ortodôntica, abrangente e GRATUITO: 1) se você é aluno, terá a oportunidade de aprender, com uma abordagem científica e criativa, os conceitos elementares da física aplicada à ortodontia. 2) Se você já tem experiência, poderá recordar e consolidar alguns conhecimentos fundamentais, os quais fazem parte da nossa vida clínica de forma permanente. 3) Aos amigos professores, agradeço se puderem compartilhar essa notícia com seus alunos.

Um grande abraço e feliz 2017 a todos,
Gustavo Gameiro